31 janeiro 2011

Primeiros passos


Nos reunimos para pensar em um planejamento para os primeiros encontros. O primeiro será amanhã, dia 01 de fevereiro, com Mauro, Mônica e Pedro. Pensamos que pode ser interessante formar um grupo pequeno, porém coeso, que possa reverberar os acontecimentos que forem sendo gerados.

As primeiras perguntas a serem levadas são: Quem somos? O que fazemos? Porque estamos aqui? Queremos, com elas, falar e ouvir.

Também discutimos, quando estávamos planejando o começo do projeto, o quanto temos sempre que pensar de forma expandida, a educação e a arte sendo processos que devem estar de acordo com o ritmo e o espaço de uma comunidade, de uma rede de relações. Assim, descobriremos o como fazer fazendo, afinal, mesmo já tendo trabalhado com diversas comunidades, qualquer processo que se pretende contextualizado acaba pedindo, de acordo com as situações, diferentes formas de estar e de fazer.

O que sabemos, por enquanto, é que temos o que chamamos de "Caixa de Ferramentas", que são os nosso saberes e fazeres, os nossos desejos e sonhos. Esta Caixa certamente será aumentada, conforme saberes e fazeres de todos os participantes do processo puderem ser somados:
 
- Sons e música;
- Desenhos (de observação e de imaginação);
- Imagem (foto e vídeo);
- Saúde do ambiente (constituição de um lugar que dialogue com a natureza e com a comunidade);
- Construção;
- Cartografias;
- Histórias de vida/histórias dos lugares;
- Jogos;
- Percursos;

Nenhum comentário: